De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
HomeAutores

Autores

MINNIE FREUDENTHAL

Médica Internista pelo American Board of Internal Medicine e Ordem dos Médicos Portuguesa.
Áreas de interesse; neurociência, nutrição, hábitos e treino da mente.
Curso de Hipnose clínica pela London School of Clinical Hypnosis.
Curso de Mindfulness Based Stress Reduction.
Palestras e Workshops de diferentes temas na área da neurociência para instituições académicas, empresas e grupos.

website

ANTÓNIO CÂMARA

Engenheiro Civil (IST). MSc e Ph.D em  Engª de Sistemas Ambientais, Virginia Tech. Post-Doctoral Associate (MIT), Visiting Associate Professor em Virginia Tech. Visiting Research Scholar em Cornell University e MIT. Investigação em simulação, sistemas de informação geográfica, multimedia e realidade virtual. Fundador da Ydreams, empresa que desenvolve soluções de realidade aumentada a nível global.

JOÃO PINA CABRAL

Antropólogo social, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Presidente da Associação Europeia de Antropólogos Sociais entre 2003 e 2005. Entre muitas outras obras é autor de Between China and Europe: Person, Culture and Emotion in Macao. Continuum/Berg, Nova Iorque, 2002 e co-editor com Frances Pine de On the Margins of Religion, Berghahn, Oxford, 2007.

ANTÓNIO BARROS VELOSO

Médico Internista. Ex-Director de Serviço do Hospital dos Capuchos. Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Co-Fundador da Sociedade Europeia de Medicina Interna. Presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC). Autor e co-autor de vários livros sobre azulejaria portuguesa, medicina e história do conhecimento científico. Músico de jazz.

CRISTINA GONÇALVES

Professora de Inglês e Alemão do Ensino Secundário. Autora e coordenadora de vários projectos nas áreas de dança e emigração. Membro da Companhia Maior, em residência no Centro Cultural de Belém (CCB).

ISABEL ALMASQUÉ

Médica oftalmologista. Ex-Chefe de Serviço de Oftalmologia do Hospital dos Capuchos. Ex-Secretária-geral da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. Co-autora de vários livros sobre azulejaria portuguesa.

MANUEL ROSÁRIO

Médico Gastroenterologista, nasceu em Lisboa em 1951.  Fez o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Lourenço Marques e Faculdade de Medicina de Lisboa. Fez a especialidade no Harlem Hospital em Nova Iorque.  Vive em Lisboa desde 1986.

website

MONICA CHAN

Nasceu e cresceu em Macau. Licenciou-se em Sociologia em França e tirou um curso de pós-graduação na Bélgica. Casou-se e instalou-se em Portugal em 1991, onde trabalha actualmente como tradutora de língua chinesa. Nunca perde uma oportunidade para viajar e comer coisas boas.

JOSÉ MIGUEL PEREIRA

Engenheiro Florestal e Prof. Catedrático do I.S. Agronomia. M.L.A. e Ph.D em Gestão de Recursos Natuais Renováveis pela Univ. do Arizona. Investigação sobre ecologia do fogo e protecção florestal, em Portugal e à escala global, usando imagens recolhidas por satélites de observação da Terra. Ex-coordenador científico do Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Leonel Moura
LEONEL MOURA

Tem-se destacado com o seu trabalho em robótica e inteligência artificial. Criou a primeira geração de robôs pintores capazes de produzir obras de arte de forma autónoma e baseados no comportamento emergente. Dedica-se à arquitectura e tem produzido uma continuada reflexão sobre Criatividade, Inovação e Cidade na linha do conceito das Cidades Criativas. É colunista do Jornal de Negócios e autor de vários livros.

HENRIQUE MELO

Oficial da Marinha de Guerra, licenciado em Ciências Sócio Militares-Ramo Marinha. Capitão-de-Mar-e-Guerra, com vasta carreira no mar, tendo comandado dois submarinos Daphné e uma fragata da Classe Vasco da Gama. Ex-Chefe de Serviço de Informações e Relações Públicas da Marinha. Pós graduação em Information Warfare, especialização em Navegação Submarina e em Comunicações e Guerra Electrónica.

Helena Nunes de Almeida
HELENA NUNES DE ALMEIDA

Médica Pediatra, Chefe de Serviço Responsável pela Unidade Autónoma da Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Departamento de Pediatria do Hospital Fernando Fonseca. Responsável pelo Núcleo de Protecção às crianças vítimas de maus tratos do HFF. Mestrado de Epidemiologia e Investigação Clínica da FML.

Ryan Melo
RYAN MELO

Estudante de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Atleta, pertencente à equipa de Competição de Judo do Sport Algés e Dafundo. Campeão Nacional Universitário; vice-campeão nacional de Sub-23.

YVETTE CENTENO

Nasceu em Lisboa, é casada, tem quatro filhos. Cresceu numa casa onde havia livros. Leu sempre, leu muito, de todas as maneiras.
Doutorou-se em Literatura Alemã, mas interessou-se sempre por História das Ideias, História de Arte e Literatura Comparada. É Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde criou os primeiros cursos de Tradução Literária. Tem obra de ficção, poesia, teatro e ensaio publicada em várias línguas. Quanto à música, as preferências andam pelo jazz, Mozart e Wagner…
Foi recentemente distinguida com a Medalha de Honra do Autor Cooperante pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

ARTUR ARSÉNIO

Tem um doutoramento em informática pelo MIT, durante o qual frequentou um programa de pós-graduação em gestão com ênfase na Estratégia Tecnológica no MIT Sloan School of Management. É professor universitário no Instituto Superior Técnico, desenvolvendo investigação na área de redes de computadores. Artur é responsável pela área da inovação na Nokia Siemens NetworksPortugal. É autor de mais de 70 artigos científicos. Detém actualmente 6 invenções submetidas para patentes internacionais, e vários prémios científicos e de inovação.

IVO LIMA CARMO

Nasceu em Lisboa em 1979, estudou Filosofia e vive em Berlim, onde trabalhou como jardineiro, vendedor de revistas e empregado de mesa. Em Portugal foi distinguido em 2008 no Concurso Jovens Criadores e em 2012 venceu o Prémio de Ensaio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores com a obra Do Paraíso. Autor do livro O Longe Oeste, Na Senda do Sete-Estrelo pela editora Epubli.

CAROL MELO

Licenciada em Psicologia e pós-graduada em Relação de Ajuda. Colabora com a Associação AMARA-Associação pela Dignidade na Vida e na Morte, uma instituição que dá apoio existencial voluntário a doentes em fim de vida. É coordenadora duma pós-graduação de cuidados continuados e paliativos no ISPA, Instituto Universitário. É casada com um marido fabuloso, tem 2 filhos lindos e 3 cães amorosos.

ANA MARCHAND

Nasceu e cresceu no Porto. Artista plástica, viajante, professora, organizadora de espaços. Orientalista, nómada por natureza, curiosa da cultura universal e da poesia do mundo. Vive e tem o seu atelier em Montemor-o-Novo.

DIOGO NUNES

Licenciado em Informática e Computadores no IST-Taguspark, frequenta agora o mestrado. Interessado pela tecnologia não descuida os seus dois grandes hobbies: a fotografia e as letras. Já editou uma colectânea de poemas intitulada “Um livro de poesia” e uma dissertação chamada “Portugal 2010”. Tem uma forte preocupação com o rumo do país, especialmente o da juventude.

FRANCISCO MATOS

Está a fazer o Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico, mas ainda não definiu a sua área de especialização profissional. Tem um grande interesse, a leitura, sobretudo no que diz respeito à história e à política actual.

MARK HUDSON

lives in London…
BA Oxon, MA London

Ana Hudson
ANA HUDSON

É tradutora e mora em Inglaterra há 28 anos. É responsável pelo site ‘Poems from the Portuguese’, que publica poesia portuguesa do século XXI traduzida para inglês.

CARLOS GONÇALVES

Nasceu em Maputo, Moçambique. BSc Maths. Dirigente de empresa reformado. Vive no Monte Estoril. Interesses: música clássica, fotografia, economia, política.

LUÍSA BELTRÃO

Mãe de 7 filhos, Professora de Filosofia, Escritora, Fundadora e Presidente do movimento Pais-em-Rede.

LUÍS LAGE

Arquitecto, Director da Faculdade de Arquitectura da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Júlio Carrilho
JÚLIO CARRILHO

Arquitecto. Faculdade de Arquitetura da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

LUÍSA FOLQUES

Nasceu no Algarve, vive perto de Lisboa em frente ao mar. Foi professora de Inglês.

MARIA CELESTE LUSTOSA

Advogada. Nasci e vivo no Rio de Janeiro. Um amigo, de Lisboa, sugere completa alterização, à Pessoa, e ser uma enfermeira que escreve de Manchester. Já está.

ALICE BENTO

Nasceu em Timor, filha de administrativos coloniais, vive agora em S. Francisco, Califórnia. Iniciou os seus estudos de História em Coimbra que não chegou a terminar. Bibliotecária em Berkeley. Casada com Anton Svoczek, Engenheiro mecânico, originário da Republica Checa.

SATCHA IATASHVILI

Georgia, 1966
Published his first poems in 1990. Typical of his poetry is the attention paid to everydayness and the ecletic style in which he describes this. Apart from being a man of poetry, Iatashvili is also a prolific prose writer and essayist.

Ana Zanatti
ANA ZANATTI

Estudou no Liceu Pedro Nunes, Faculdade de Letras, Conservatório Nacional (curso de teatro). Desde 1968 trabalha em teatro, televisão, cinema, rádio. Em 2003 começou a publicar romances e contos infantis. Continua a escrever.

ISABEL MARQUEZ RS

Lisboa, 1958
Licenciatura em Economia/Gestão pela UCP e Pós- Graduação em Altos Estudos Europeus, College d’Europe, Bruges. Entrei na Carreira Diplomática em 1989. Publiquei livros e artigos sobre Integração Europeia. Sou apreciadora de Arte sob todas as formas. Preciso de escrever, de ar livre, de fazer desporto. Guincho e Zermatt são os meus alter egos.

Miguel Freudenthal
MIGUEL FREUDENTHAL

52 anos, 4 filhos, Licenciado em Gestão Empresas pela Greenwich University, Pós Graduado em Gestão Imobiliária, Diretor de Recursos Humanos da Generis Farmacêutica, Presidente do Belenenses Rugby.

RUI BARRETO

‘Livre e Radical, com tecnologia para partilhá-lho!’
Estudante Universitário na área da Gestão; Amante do surf e skate, youtuber de longa data; recentemente consciencializado para a sustentabilidade, motivado pela permacultura e agroecologia.

CORONEL ARCHIBALD H. FLUFFY

Nasceu em 1940, filho de Percival Fluffy (adido naval em Lisboa de 1951-1965) e Pamela Cavendish, estudou no St. Julian’s School em Carcavelos e depois em Eton. Aos 25 anos ingressa no Foreign Office destacado para a Malásia em 1965, Bangladesh em 1971 e finalmente com 39 anos no Afeganistão em 1979 durante a ocupação soviética. Agraciado com a Ordem de Mérito por serviços prestados durante este último posto.

NUNO TRISTÃO DA SILVA

Nasceu em Inhambane em 1953. Trabalha na industria farmacêutica desde há longa data. Vive em Santo Domingo na Republica Dominicana desde 1987.

BENEDITA VASCONCELLOS

Nasci em Lisboa, estudei na Escola Alemã. Tenho três filhos espalhados pelo mundo que adoro visitar, para além dos outros lugares no mundo a que tento chegar. Dona e gerente de um Hostel em Lisboa.

ELIANE PERRIN

Dr. en sociologie, Eliane Perrin a été professeure et chercheuse en socio-anthropologie du corps et de la santé et en sociologie du sport aux Universités de Nice (France) et de Genève et de Lausanne (Suisse). Elle est à la retraite.

JOSÉ LUÍS VAZ CARNEIRO

Médico Hospitalista (USA)

Isabel Viegas
ISABEL VIEGAS

É docente da Universidade Católica e consultora. Tem mais de 30 anos de trabalho em Gestão de Pessoas. Foi até Setembro de 2016 Directora de Recursos Humanos no Banco Santander.

Emanuel Petrakakis

(age 58) is a Mozambican Businessman in the area of Tourism owned the oldest restaurant in Maputo (Lourenco Marques) as it was called in the colonial days. He has worked as a financial and administrative consultant for UNDP, Red Cross, UNESCO and DANIDA. He has a passion for Astronomy and the proliferation of human kind into the Cosmos.

HENRIQUE CHAUDON

Nasceu em Niterói, RJ, em 05/03/1955.
Publicou quatro livros de poemas: ‘Confissões a Baco e Outros Poemas’ em 1977, ‘Vento’ , em 1982, ‘ A Terceira Gaveta e Poemas Anteriores ‘, 1994, compartilhando com Frederico Girauta o 1º lugar no Concurso Novos Talentos, promovido
pela UFF/IBM; ‘Poemas’, em 2005, onde reúne uma seleção de poemas dos livros
anteriores e inclui seis textos inéditos, por ocasião de seus 50 anos. Participou das seguintes Antologias: ‘Cem Poemas Brasileiros’, 1980; ‘Água Escondida’, 1994 e ‘Antologia Poética da Universidade Federal Fluminense, vol. 2’, 1996.

Conceição Gomes da Silva

Comecei o meu ofício com aparo de tinteiro. Gostei logo do arrepanhar do papel e dos borrões em azul Klein.
Cresci com pequenas  esferas a deslizar em papel macio.
A seguir expus-me em papéis que se chamavam linguados. A curiosidade resolvia-se com substantivos e verbos nos Jornais.
Passei depois a tintas em tank com Marcas na couraça. Era já a Publicidade num bombardeamento de adjectivos e louvores a lixívias e a cambotas.
Hoje tenho saudades do cheiro da tinta e do papel em carne viva e da alma das pessoas a escorrer nas letras manuscritas. Estou farta de ser caneta.

NUNO FELIX DA COSTA

Nasceu em Lisboa em 1950, onde ainda vive. Publicou sete livros de poesia o primeiro na &etc em 1995, o último, o desfazer das coisas e as coisas já desfeitas, na Companhia das Ilhas onde também publicou pequena voz – anotações sobre poesia, aforismos e pequenos ensaios. Também expôs pintura e fotografia; editou o primeiro livro de fotografia em 1983, na Assírio & Alvim. É psiquiatra e professor na Faculdade de Medicina de Lisboa.

António Maria Coelho de Carvalho

Nasci “escorpião”, no ano de 1928, em Lisboa, à beira de Alfama, de uma família humilde.
Trabalhei como despachante de mensagens, teletipista, controlador de tráfego aéreo, instrutor de pilotos da TAP, metalúrgico e trabalhador independente.
Reformado, tentei, primeiro e sem qualquer sucesso, ser agricultor biológico… e agora faço o possível para ter alguma saúde e não dar trabalhos escusados aos meus 7 filhos e 16 netos.
Vou-me distraindo a ouvir música no youtube, a ver televisão, a escrever para um jornalito regional, a cantar no Coro da Sociedade Artística Tramagalense e a comprar livros que nunca chegarei a ler…
Não temo a morte, mas gostaria de viver mais uns tempitos, conhecer bisnetos e pensar que Portugal entrará finalmente no bom caminho.