De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...

Sobre nós

Somos um grupo de pessoas que acredita que tem a responsabilidade social de partilhar ideias, fomentar a discussão de assuntos públicos importantes e retribuir à sociedade aquilo que ela investiu em nós.

Fazemo-lo por prazer e por dever.

A sociedade moderna encontra-se num momento de profunda transformação e tem à sua disposição ferramentas tecnológicas que não só modificam a sua própria estrutura mas que também permitem a partilha de ideias de uma maneira única na história da Humanidade.

Queremos estar presentes e ser parte activa deste processo, inserindo-nos na rede universal de ideias, contribuindo para criar um contraponto social em relação às acções de indivíduos, empresas ou governos adversas ao “bem comum”.

De outra maneira?

Mas de que maneira?

Não é a resposta que é urgente mas sim a pergunta. É a pergunta que nos leva à pesquisa, à experimentação, à aprendizagem e de novo à pergunta.

Conscientes da importância do momento histórico, queremos participar no relançamento da nossa identidade, aproveitando a agilidade e a plasticidade que a nossa “pequena dimensão em terra” nos oferece para impulsionar um Portugal-navegador.
Para isso, sentimos a urgência de abordar temas fundamentais para o crescimento de uma nova consciência de se ser Português: generosos, acolhedores, navegadores, inovadores e bem localizados.

DEMOCRACIA deoutramaneira?
A política deveria ser um árbitro entre os interesses financeiros e as necessidades reais dum País. Mas a política torna-se, facilmente, uma arena de abuso de poder.

POLÍTICA e GOVERNAÇÃO são um mesmo território ou territórios que se deveriam complementar?
Por todo o mundo estão a formar-se, espontaneamente, grupos de cidadãos nacionais e internacionais (veja-se www.avaaz.org) que querem participar na governação. É a nossa voz na Net.

Queremos participar na criação dum network nacional informado, que participe em tempo real na Governação do nosso País, investigando, estudando, escrevendo e debatendo temas de importância nacional. Assim, esperamos aos poucos, criar uma Voz Pública que tenha peso nas decisões políticas que decidem o nosso bem estar social, cultural e económico.

O tema do MAR é urgente em Portugal.

É necessário dizer à classe politica nacional e europeia que não queremos que penhorem o nosso MAR.

Portugal tem voz.!

Para além dos temas sócio/económico/políticos interessam-nos sempre as ARTES, território Humano fundamental para expansão dos limites do racional.
Como diz Jonah Lehrer: ”a Arte ensina-nos a viver com o mistério… Quando nos aventuramos para lá dos limites do nosso conhecimento, tudo o que temos é Arte.”
O tema FUTURO é, para nós, um lugar de sonho e imaginação, onde colaboradores são convidados a escrever sobre um assunto que os entusiasme e que nos ajude a criar e estudar novas soluções.
As VIAGENS… essas são um espaço onde vemos, ouvimos, sentimos, tocamos de outra maneira…

 

Minnie Freudenthal