De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
 

D. Sebastião e os Albinos

D. Sebastião e os Albinos

Há uma ilha por trás dos mangues marinhos no Maranhão (Brasil) em que os habitantes são quase todos albinos.  Terra de sonhos e mistérios, onde o Dom Sebastião espera, no seu palácio debaixo da areia, pelo dia para nos salvar.  Em noites de lua cheia manifesta-se como um touro com uma estrela brilhante entre os cornos—por vezes, e perigosamente, também a sua filha aparece.  Que é isso de ‘acreditar’?  Como resistir ao fascínio dos sambas que dizem mais sobre o nosso mundo do que a ciência pode descrever?

João Pina Cabral
Junho, 2021

Memórias de Antropólogo é um podcast onde se contam alguns dos eventos e encontros que, por causarem perplexidade e pedirem uma resposta, acabaram por dar forma à vida de um etnógrafo, desde África a Inglaterra passando pelo Minho, Brasil e sul da China. 

João Pina Cabral, em colaboração com Manuel Rosário

ver mais
Partilhar
Escrito por

Antropólogo social, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Presidente da Associação Europeia de Antropólogos Sociais entre 2003 e 2005. Entre muitas outras obras é autor de Between China and Europe: Person, Culture and Emotion in Macao. Continuum/Berg, Nova Iorque, 2002 e co-editor com Frances Pine de On the Margins of Religion, Berghahn, Oxford, 2007.

Sem comentários

COMENTAR