De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
 

Eisfabrik

À beira do Spree

A Eisfabrik à beira do rio Spree, em Berlim, foi fundada em 1872. Depois de fabricar gelo para a população, durante quase 100 anos, viu-se substituída por frigoríficos na época da refrigeração em 1995. Durante esse tempo forneceu cubos e blocos de gelo para “brewreries” , bares, mercearias e casas privadas.

Localizada em terrenos cobiçados pela construção civil este lindo edifício aloja comunidades sem abrigo. Mas o que mais surpreende é a aparente cordialidade com que jovens e curiosos como nós, se passeiam no interior e exterior do edifício entre os que ali moram. Geralmente estas populações mantém-se à parte, mas Berlim tem uma atmosfera liberal que talvez estimule esta convivência de dois mundos num mesmo edifício.

Uns vêm só para ver o pôr do sol sobre o Spree, outros para ver os murais de grafittis das paredes da Eisfabrik. No meio , como num palco, as pessoas que ali vivem, cozinham, tomam chá num recanto do terreno ou jogam às cartas enquanto nós, os curiosos, por eles passamos. Seremos vistos? O que pensarão de nós?

Eisfabrik, Kopernicker Strasse, 40-41, Berlin

Ver mais

Frozen out: Abandoned ice factory

Digital Cosmonaut

Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário

Partilhar
Escrito por

Alice Minnie Freudenthal, médica Internista pelo American Board of Internal Medicine e Ordem dos Médicos Portuguesa. Áreas de interesse; neurociência, nutrição, hábitos e treino da mente. Curso de Hipnose clínica pela London School of Clinical Hypnosis. Curso de Mindfulness Based Stress Reduction. Palestras e Workshops de diferentes temas na área da neurociência para instituições académicas, empresas e grupos.

Sem comentários

COMENTAR