De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
 

Feria de Zafra

“Ven a Zafra, tendrás mucho ganado” é o lema da tradicional feira de San Miguel em Zafra.
Esta feira celebra-se desde o ano de 1453, por concessão de D. João II de Castela, à volta das festividades de San Miguel, entre o fim de Setembro e o início de Outubro.
Embora o intercâmbio de gado continue a ser a alma desta feira, muitas outras actividades se foram juntando a este grande encontro, desde a feira de utensílios agrícolas, produtos alimentares, tourada, festas, concurso hípico e até um concurso de xadrez.
D. António Martinez Buzo, o dono e anfitrião do Hotel Huerta Honda, tornou o seu Hotel num importante local de encontro desta feira. No bar do pátio, a cerveja escorre entre as deliciosas tapas que atraem quem à feira vem, também pelo convívio e festa. A noite anima-se em redor de guitarras de Sevilha e mais tarde, de grupos musicais que arrastam pés dançantes pela noite fora.
A feira estende-se por entre os seus pavilhões onde se podem ver leilões de maravilhosos cavalos, diferentes raças de porcos sonolentos, farfalhudas ovelhas de olhar espantado. Noutros pavilhões, deliciosas iguarias regionais estimulam a nossa guloseima. Mais adiante, enormes extensões de máquinas agrícolas e outras de automóveis atraem olhares dos homens que se passeiam.
Depois do sol se esconder, as luzes dos carrosséis chamam a criançada e os recintos de dança animam-se.
Na periferia da feira, as traseiras dos carros deixam adivinhar a dinâmica dos feirantes, os seus acampamentos e as suas famílias. Aqui, sentimos a imaginação voar até aos princípios desta feira que sempre atraiu gentes de todos os lados da Península Ibérica.
E para além da feira, que atrai cerca de 1 milhão de pessoas, Zafra é uma bonita cidade onde, num passeio pelo fresco da manhã, se pode visitar o Palácio dos Duques de Feria de 1437, o Convento de Santa Clara de 1428 ou o lindo centro medieval Plaza Chica, onde se podem comer petiscos na sombra das arcadas.
Este ano de 2013, o concurso hípico começou neste fim de semana, mas o coração da Feria é entre 3 e 9 de Outubro.

Minnie Freudenthal
Setembro, 2013

Galeria de Imagens

Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário

Partilhar
Escrito por

Alice Minnie Freudenthal, médica Internista pelo American Board of Internal Medicine e Ordem dos Médicos Portuguesa. Áreas de interesse; neurociência, nutrição, hábitos e treino da mente. Curso de Hipnose clínica pela London School of Clinical Hypnosis. Curso de Mindfulness Based Stress Reduction. Palestras e Workshops de diferentes temas na área da neurociência para instituições académicas, empresas e grupos.

Sem comentários

COMENTAR