De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...

Ramin Sadighi, músico iraniano

Tudo quanto, actualmente, ouvimos falar sobre o Irão na TV e jornais não só tem um tom negativo, como apenas aborda o Governo e em particular o problema nuclear.

Imaginar um Irão, para lá do que nos é impingido, diariamente, pela imprensa é quase impossível. Por isso, a surpresa é enorme e extraordinária quando nos deparamos com o País real, cheio de gente real, generosa, bonita, ativa, criativa e que cultiva uma hospitalidade alegre e calorosa.

Ramin Sadighi é um desses iranianos reais. Conhecemo-lo pela internet e mais tarde, numa visita à sua editora Hermes Records. Da última vez que estivemos em Teerão, convidou-nos para uma festa em casa do seu amigo músico Peyman Yazdanian.

Embora o background de Ramin seja a Engenharia Industrial foi o crescer entre a música do seu pai e amigos que, eventualmente, o trouxe a este projeto, a editora Hermes Records.

Enquanto trabalhava nos anos 90 na Bookcity, em Teerão, Ramin começou por criar uma secção de importação de música estrangeira nesta empresa, gestora de livrarias e importadora de livros.

Ao fim de um tempo apercebeu-se que tinha na mão um meio de estimular o talento musical iraniano, levando-o a expandir os horizontes para lá da música tradicional, regional e pop music. Assim, Hermes Records é o produto do sonho de fermentar a evolução da música iraniana. O universo musical da editora é hoje muito vasto, incluindo até algumas peças de música medieval portuguesa pelo grupo Nour Essemble. Vale a pena explorar o site www.hermesrecords.com onde pode ouvir a maioria das músicas.

Ramin diz que existem demasiados clichés para definir “música”. Para ele a música não tem explicação. A música existe e os que a encontram são privilegiados.

É assim que Ramin também encara a editora Hermes Records, da qual fala como se tratasse de uma família, dizendo que, tal como na definição da música, ele não sabe definir a editora, mas apenas que tem a sorte de ser um dos donos.

Convido todos a explorarem o www.hermesrecords.com que prima por uma excelente organização e uma amostra musical generosa.

Video de Manuel Rosário

Entrevista feita por Minnie Freudenthal

Partilhar
Escrito por

Alice Minnie Freudenthal, médica Internista pelo American Board of Internal Medicine e Ordem dos Médicos Portuguesa. Áreas de interesse; neurociência, nutrição, hábitos e treino da mente. Curso de Hipnose clínica pela London School of Clinical Hypnosis. Curso de Mindfulness Based Stress Reduction. Palestras e Workshops de diferentes temas na área da neurociência para instituições académicas, empresas e grupos.

Sem comentários

COMENTAR