De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
 

Salt Fever

SALT FEVER

A nossa curiosidade levou-nos aos BUB Motorcycle Speed Trials e o que vimos foi espantoso…

A meta não foi o ponto de partida. Por isso, o resultado foi tão surpreendente.
Alinho sempre com os sonhos do meu marido. Quando desta vez me perguntou: “que tal irmos ver as motas em Bonneville? tenho a certeza que os meus olhos mostraram espanto. Quando ainda estudava medicina, atravessei de costa a costa e de volta à costa de partida, os EUA, nos famosos Greyhound bus. Ao sair de Salt Lake City no estado de Utah, deparei-me com a extensa beleza dos lagos de sal secos. Bonneville Salt Flats é o nome do lago que fica na linha de fronteira entre Utah, o estado Mormon, e Nevada o dos casinos.
Claro que gostaria de me passear naquele ambiente, por os pés no sal, sentir a vertigem do corpo na ilusão de que é neve, mas o espanto vinha-me da insegurança de conseguir filmar as motas, as corridas e conversar com as pessoas sobre um assunto que pouco sei. Ando de mota há mais de 40 anos, mas não sei nada de motores, marcas ou sequer reconhecer o que foi modificado para melhor performance. Para isso, podia contar com o meu marido!
O mapa que nos deram quando comprámos os bilhetes de ingresso não nos deixavam imaginar que o ambiente fosse tão aberto, cordial e próximo.
Voltámos cheios de imagens lindas e conversas com pessoas de variadíssimos lugares e profissões. Durante 1 ano, montámos e brincámos com aquele material. Embora haja muitos filmes sobre os records de velocidade em Bonneville Salt Flats, a maioria foca-se nas motas e nos records obtidos. Muito poucos ou quase nenhuns retratam o ambiente.
E porque o Manuel tem um jeito especial para conectar pela internet com pessoas que lhe interessam, o filme foi correndo até ser seleccionado para o festival “Motorcycle Film Festival” que decorreu este mês de Setembro em Nova Iorque e onde o meu marido nos representou como autores.
A meta não estava de todo nos nossos sonhos e por isso nos surpreendeu tanto!

Minnie Freudenthal
Outubro, 2015

Motorcycle Film Festival

Salt Fever

Documentário de Manuel Rosário e Minnie Freudenthal

Salt Fever foi exibido no dia 26 de Setembro de 2015, no Motorcycle Film Festival, em Brooklyn e em Junho de 2016, foi escolhido para abrir o Lisbon Motorcycle Film Fest no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Quando estamos a editar um filme acabamos por vê-lo e revê-lo vezes sem conta, sempre num pequeno ecrã.
Conhecemos os mais ínfimos detalhes não só dos clips e também as múltiplas camadas da trilha sonora. Com cada visualização encontramos sempre mais uma coisa para melhorar… Mas ver o filme que fizemos num écran de cinema, numa sala às escuras, rodeado por dezenas de pessoas, senti-las reagir e por fim ouvir os aplausos é uma experiência fortíssima e única que confesso nunca tinha esperado viver…

Manuel Rosário
Setembro,  2015

Artigos Relacionados

Bonneville Salt Flats

Fotos e video de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário

Partilhar
Escrito por

Alice Minnie Freudenthal, médica Internista pelo American Board of Internal Medicine e Ordem dos Médicos Portuguesa. Áreas de interesse; neurociência, nutrição, hábitos e treino da mente. Curso de Hipnose clínica pela London School of Clinical Hypnosis. Curso de Mindfulness Based Stress Reduction. Palestras e Workshops de diferentes temas na área da neurociência para instituições académicas, empresas e grupos.

Últimos comentários
  • Avatar

    Gostei de saber, Que experiência interessante! E que pessoa interessante, a Minnie, que eu tenho o maior gosto em conhecer.
    ZM

  • Avatar

    Fantastico Minnie senti mesmo nao estar la com voces .
    Mais uma de suas experiencias de vida !Thanks for sharing, always fun to read you!
    Mil felicitaciones a nosso querido Manuel!
    Voces vem coisas que outras em nos mesmos sitios nao conseguem ver!

  • Avatar

    Que aventura incrível l Que sensação extraordinária deve ter sido, não só o fazer, mas o ver.

    Muitos muitos parabéns e um beijinho grande aos dois

    Guilhermina( Mémenina)

COMENTAR