De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
 

Samata Aso Shrine

Se nos países de tradição católica se pode mapear uma viagem saltitando de igreja em igreja, no Japão, são os templos e santuários que se oferecem como maravilhosos pontos de pausa e descoberta.

Vindos do Riokan Sanga a caminho de Kumamoto, perto do Monte Aso, encontrámos à beira da estrada um pequeno santuário, o Samata Aso Shrine. Meio fechado e em reconstrução surpreendeu os nossos olhares.
Ao contrário dos templos Budistas ricos em imagens e ornamentos, os santuários Shinto, normalmente dedicados a um animal residente, são de uma estética simples e mais despida.
No Shintoismo, religião originária do Japão, o mundo está povoado de Deuses. Desde as montanhas aos rios ou pedras diz-se que o Japão tem 8 milhões de Deuses e Deusas que presidem às necessidades de quem os venera.
Há também uma enorme presença de animais sagrados que servem de mensageiros dos Deuses ou propiciam a sorte e fortuna.
Ali, naquele espaço de pausa e silêncio, encontrado quase por acaso, onde nada demais parecia acontecer, fomos surpreendidos ao olhar para o teto e encontrar esta linda coleção de animais pintados na madeira do teto.
Talvez o culto animista nos faça refletir sobre a ilusão moderna de que existimos à parte da Natureza. Ali, sentimos que é preciso cuidar, e resgatar, essa Natureza como algo de que somos parte.

 

Minnie Freudenthal
Setembro, 2018

Galeria de Imagens

Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário

Ver mais
Partilhar
Escrito por

Alice Minnie Freudenthal, médica Internista pelo American Board of Internal Medicine e Ordem dos Médicos Portuguesa. Áreas de interesse; neurociência, nutrição, hábitos e treino da mente. Curso de Hipnose clínica pela London School of Clinical Hypnosis. Curso de Mindfulness Based Stress Reduction. Palestras e Workshops de diferentes temas na área da neurociência para instituições académicas, empresas e grupos.

Últimos comentários
  • São lindas, as imagens, Minnie! De facto, não nos podemos esquecer que fazemos parte “desta” natureza…

  • Tão belas as imagens como suave o respirar do pensamento que as descreve .. Por fim : texto magnífico !

    Natureza e Vida ficam mais próximas

COMENTAR